Massa de esfiha


Não sei se já comentei aqui no blog, meu marido adora salgados! E eu, como boa esposa que sou, de vez em quando faço alguns para saciar sua vontade.
A esfiha está entre os salgados prediletos dele. E eu gosto por ser fácil de preparar e ser assado.
Uso a mesma massa há anos, já testei muitas outras, mas nós elegemos esta como a número 1.

3 tabletes de fermento biológico fresco (45g)
2 colheres (sopa) de água morna para dissolver o fermento
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água morna - aproximadamente
gema para pincelar

Em uma tigela, dissolva o fermento com o açucar e as 2 colheres de água morna. Coloque a farinha de trigo, o óleo e vá sovando e acrescentando a água aos poucos até formar uma massa homogênea. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada, acrescente o sal e sove mais um pouco.
Faça uma bola com a massa, coloque de volta na tigela, cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume. Depois retire pequenas porções de massa, faça bolinhas de acordo com o tamanho da esfiha desejada e deixe crescer por mais 30 minutos.
Abra cada bolinha, recheie, junte as partes laterais fechando bem, picele com gema e asse em forno com temperatura média, pré aquecido.

Obsrevações:

- O recheio depende do gosto da pessoa.
Para fazer o de carne refogo alho, cebola, acrescento a carne moída e refogo até ela ficar cozida e sequinha. Quando ela está quase pronta coloco tomate sem sementes picado. Apago o fogo, acrescento sal, pimenta do reino e salsinha.
Para o de palmito refogo alho e cebola no azeite, acrescento tomate sem sementes e palmito picado, refogo mais um pouco e coloco requeijão até ficar cremoso. Finalizo com salsinha e cebolinha.

O recheio vai da criatividade... No de palmito já coloquei milho verde, já fiz recheio de queijo, presunto e queijo, frango.

5 comentários:

  1. oi re, suas bolsas estão prontas mas não consigo te ligar, me retorne por favor, bjus, ka

    ResponderExcluir
  2. Sabe que vejo essas coisas eu fico deprimida, não sei cozinhar, nem tenho paciência, mas adoraria fazer uma coisa dessas gostosa. frequinha... As de rua são sempre tão pesadas, né? Mas vai que tomo coragem?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Kathya, eu viajei quinta à noite e voltei domingo à noite.
    Estou colocando umas coisas em ordem...
    Te ligo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Flavia, toma coragem sim!!
    Aprendi a cozinhar sozinha, minha mãe nunca foi de colocar a mão na massa.
    Aqui no blog tem várias receitas fáceis e quando precisar de dicas é só perguntar!
    Bjos,

    ResponderExcluir
  5. Vc tá de parabéns! Suas receitas e dicas são maravilhosas! Tbm adoro cozinhar, todos adoram tudo que cozinho. Quando fazemos por prazer realmente fica muito melhor.
    Bjus

    ResponderExcluir