Pão integral com quinoa

Desde que ganhei a panificadora ando bem empolgada com a produção de pães, vivo testando receitas.
Mesmo os pães que já fazia antes, sovando com as mãos, hoje sovo na máquina. Ela facilita tanto o trabalho, que é mais fácil colocar todos os ingredientes nela e depois colocar a massa no forno do que sair de casa para ir à padaria. Sem contar que pães caseiros são muito melhores.
Agora estou numa fase de testar pães integrais, os que eu aprovar terão a receita publicada para vocês!

 

300g de farinha de trigo
200g de farinha integral
100g de quinoa em flocos
2 colheres (sopa) rasas de açúcar
6 colheres de óleo de canola
5g de fermento biológico seco
1 colher (chá) de sal
400ml de água morna

Colocar todos os ingredientes na máquina, usar o ciclo amassar. Eu nem deixo o ciclo todo, quando vejo que está bem homogênea e com uma massa que ainda gruda um pouco nas mãos, eu retiro e coloco na forma.
Cubra com um pano e deixe crescer por umas duas horas em um local protegido de vento.

Levar ao forno pré aquecido, em temperatura média.

Observações:

- A máquina de fazer pão sovou para mim, mas a massa pode ser sovada nas mãos tranquilamente;
- No meu forno ele assou em 45 minutos. Um bom teste para ver se seu pão está no ponto é bater nele, se fizer um barulho oco, ele está no ponto. Sempre observo a cor da casca e também faço o teste de bater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário