Coxinha do Veloso

Coxinha é algo que eu sempre tive vontade de fazer, mas comentários do tipo: é muito trabalhoso, a massa é pesada para mexer, acabavam me desmotivando e eu deixava pra lá.
Mas de uns tempos pra cá várias pessoas conhecidas resolveram ir ao Bar Veloso em São Paulo e fotos da famosa coxinha de lá não paravam de pipocar em meu feed no Facebook. Logico que minha curiosidade ficou aguçada e corrí para procurar a receita no google.
Apareceram várias, mas confiei em uma publicada pela Folha de São Paulo.
Não sei se realmente é a receita utilizada pelo bar, não sei se ficou o mesmo sabor, já que nunca comí a original, mas garanto que ficou maravilhosa e não é complicada como sempre me falaram!
Abaixo vou transcrever a receita exatamente como encontrei, mas nas observações colocarei as alterações que tive a ousadia de fazer na que preparei.



Massa:
500 g de farinha de trigo
1 litro de água
150 g de manteiga
1 colher (sopa) de sal

Recheio:
500 g de peito de frango cozido e desfiado
500 g de requeijão
1 colher (sopa) de alho moído
1 colher (sopa) de óleo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de salsinha picadinha

Para empanar:
1 quilo de farinha de rosca
500 ml de leite
1 ovo

Coloque a água em uma panela e adicione a manteiga e o sal. Leve ao fogo e observe: quando a manteiga estiver completamente derretida, acrescente a farinha e mexa bastante com um batedor. Importante: mantenha o fogo médio. Deixe a massa descansar por pelo menos cinco minutos em uma superfície lisa.

Enquanto isso, faça o recheio: coloque o óleo numa frigideira e leve o alho para dourar. Adicione o frango, que vai sendo temperado aos poucos: primeiro o tempero pronto, depois o sal e por ultimo a salsinha. Com o frango já frio, misture ao requeijão.

Em outra tigela, misture o ovo ao leite. Na hora de modelar as coxinhas, pegue uma quantidade de massa suficiente para encher a mão (aproximadamente 30g) e misture um pouco para que ela fique homogênea. Estique na palma das mãos fazendo um pequeno disco. Coloque uma colher (sobremesa) de recheio no meio da massa e segure com o dedão. Com a outra mão, faça uma meia lua e vá cobrindo o recheio com a massa e dê forma à coxinha.

Mergulhe a coxinha no leite e passe na sequência na farinha de rosca. Esquente uma panela funda com quatro dedos de óleo até ficar bem quente. Coloque as coxinhas e deixe até dourar. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre um papel toalha. Sirva em seguida.

Observações:

- A primeira alteração que fiz foi no frango, que para preparar utilizei esta receita:

500g de filé de peito de frango
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
3 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de molho de tomate pronto
Pimenta calabresa a gosto
Vinagrete desidratado
Água em quantidade suficiente para cobrir o frango

Em uma panela de pressão refoguei o alho e a cebola, acrescentei o frango cortado em pedaços, deixei corar bem, juntei os outros ingredientes, a água, experimentei o sal, fechei a panela e depois que pegou pressão deixei cozinhar por 20 minutos.
Quando a pressão saiu, escorri a água em uma vasilha, reservei, desfiei o frango utilizando o processo de sempre (aqui) e depois coloquei o Catupiry;

- Para a massa eu aproveitei 500ml da água de cozimento do frango e completei com mais 500ml de água pura. Gostei do resultado, pois acrescentou cor e sabor;

- 1 Kg de farinha de rosca para empanar é muito, vá colocando aos poucos, para não desperdiçar;

- Eu não fritei por imersão em óleo, usei a airfryer. Borrifei bem pouquinho de óleo Pam;

-  Acho melhor fritar coxinhas congeladas, seja por imersão ou na airfryer;

- Para congelar as coxinhas, coloque-as em uma forma ou refratário e leve ao freezer sem cobrí-las. Quando estiverem congeladas transfira para um saquinho;


- Esquecí de tirar fotos, só tenho a que postei. :(


Um comentário: