Temperos

Estou firme e forte sem usar temperos industrializados e muito satisfeita.Toda vez que cozinho me pergunto: Por que não tomei essa atitude antes!?!
Pensava que os caldos, pozinhos, realçadores de sabor eram milagrosos e me poupavam tempo. Bobagem!!! Usar temperos frescos não dá nenhum trabalho, deixam a comida MUITO mais gostosa e não prejudica a minha saúde e daqueles que comem o que faço.
Algumas pessoas já disseram que minha comida está mais gostosa e perguntaram o que mudei no meu tempero.
Agora que meu paladar se livrou dos caldos de galinha, carne, picanha, costela é que reparei que quando os usamos a comida fica com um sabor característico, no fundo todas apresentam o mesmo sabor.
Um dos artifícios para não usar industrializados é abusar dos temperos secos, frescos, alho e cebola.
E, para não ter que cortar o alho e a cebola todas as vezes que vou para a cozinha, sempre tenho eles prontos para o uso.


Cebola
3 cebolas grandes picadas
4 colheres de óleo
2 colheres de aguardente

Refogar a cebola no óleo. Quando ela começar a ficar transparente, apagar o fogo e acrescentar o aguardente.
Despejar o refogado em um vidro esterelizado com água fervendo, esperar esfriar e guardar na geladeira. Dura até 3 meses.

*Não se preocupe, a comida não ficará com sabor de aguardente. O uso dele é necessário para a cebola não fermentar.

Alho
6 cabeças de alho picadinho - eu passo no processador, mas pode picar, amassar...
4 colheres de óleo

Refogar o alho no óleo sem deixar dourar. Despejar em um vidro esterelizado com água fervendo, esperar esfriar e guardar na geladeira.
Dura até 1 mês e meio.

**Como já tem óleo no alho e na cebola acabo nem utilizando óleo para refogar arroz, feijão, etc.

4 comentários:

  1. Que dica ótima,adoro estes truques,vou fazer.Eu uso os caldos de galinha e carne,mas na verdade tem mesmo sempre os mesmos sabores,agora uma coisa de que faço questão absoluta e de bater o alho na hora,so que as mãos ficam com aquele cheirinho,então vou fazer,me poupa muito tempo.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, vou tentar. Aqui em casa já abandonei os industrializados a tempos, é claro que na emergência acabo usando...principalmente quando volto de viagem e não tem nada pronto para alimentar a família...mas agora não tem desculpa pois tendo esses aliados na geladeira...
    No blog vc me perguntou se conheço Ivaiporã, não conheço fica no Norte? eu nasci no sudoeste do paraná, conheço parte daquela região até Foz do Iguaçu, e adoro desbravar novos horizontes...conta aí o que tem de legal pra gente ver na tua região, além de você amiga...rsrs.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Dá para misturar os refogados de cebola e alho e fazer um refogado misto?

    ResponderExcluir
  4. Alini, nunca misturei os dois, pois prefiro dosar a quantidade de cada um para cada alimento.
    Creio que a mistura seja possível!
    Bjos

    ResponderExcluir