Filé Mignon com molho de mostarda, conhaque e ervas

Adoro celebrar a vida, e não preciso de datas comerciais, tipo dia dos namorados, pais, mães, para fazer isso. Bastou eu acordar inspirada que já começo a planejar um jantar diferente, especial.
E sexta passada foi assim, abri os olhos já pensando em um filé que tinha comprado e na mostarda deliciosa que estava na geladeira, pronto, o menu já estava na minha cabeça: couscous marroquino com carne seca de entrada e filé mignon com molho de mostarda para prato principal.

6 medalhões de filé mignon
4 colheres (sopa) bem cheias de mostarda de boa qualidade
1 colher (chá) rasa de ervas finas
3 dentes de alho amassados
1 fio de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 dose de conhaque
5 colheres (sopa) de creme de leite
Um pouco de água (se necessário)
Sal a gosto

Com umas 3 horas de antecedência tempere a mostarda, para apurar o sabor. Refogue o alho com um fio de azeite, acresecnte as ervas e depois a mostarda. Reserve.
Tempere a carne com alho e sal, aqueça a manteiga em uma frigideira e frite os medalhões dos 2 lados e na lateral até o ponto desejado. Eu gosto ao ponto, mais para mal passado, então dou apenas uma selada.
Na crosta que se formou na frigideira, coloque o conhaque, mexa com uma colher, acrescente a mostarda previamente temperada, junte o creme de leite, acerte o sal e coloque o molho sobre a carne.
Fica perfeito! Bom apetite!

Observações:
-Gosto da mostarda Dijon, se não encontro, substituo pela Heinz. Na BR 040, entre BH e Congonhas, tem um lugar que vende uma mostarda de ervas maravilhosa, então, quando tenho ela nem tempero a mostarda;
-Quando uso mateiga costumo colocar um fiozinho de azeite ou óleo junto, para não queimar;
-Quendo coloco o conhaque não flambo, apenas uso para soltar fica na frigideira e produz um sabor maravilhoso;
-A água eu costumo colocar, para deixar o molho com uma consistência mais molinha. A quantidade depende do gosto de cada um;
-Se quiser deixar o medalhão redondinho, bonitinho, é só amarrar em volta com um barbante cru. Eu não fiz isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário