Pão de Mandioca

Queridas e queridos, me desculpem por postar 2 receitas de pães seguidas, não gosto de fazer isso, mas este pão de mandioca não pode esperar, preciso dividir com vocês! A leveza e maciez dele não tem explicação, e no dia seguinte ele continua perfeito.
Semana passada comprei mandioca e ela não cozinhou, ficou dura, ressecada. Estava arrasada em jogar tudo aquilo fora, aí me veio a ideia de testar uma receita que ví no grupo Máquina de pão & cia. Usei parte da mandioca para fazer os pães e ficou tão maravilhoso que hoje farei mais 2 receitas para congelar. Virou o meu predileto!


2 a 2 e 1/2 copos de farinha de trigo
1 e 1/2 copo de mandioca cozida e amassada
1/4 de copo de óleo
1/4 de copo de água morna
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 e 1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 ovo

Colocar todos os ingredientes na cuba da máquina de pão e selecionar o ciclo Amassar. Modelar como preferir e deixar crescer até dobrar de volume.
Levar para assar em forno pré aquecido, em temperatura média, até dourar. Quando tirar do forno, pincele em cima com margarina, para dar brilho.
 
Observações:
- Postei como eu fiz o pão. A receita original leva 3 colheres de açúcar e no lugar do óleo, pode usar manteiga derretida ou margarina derretida ou banha;
- A mandioca estava cozida com sal (pouco) e mesmo assim coloquei o sal pedido na receita, para mim ficou no ponto;
- Uso o copo medida da panificadora, que tem 240ml;
- Faço na máquina, mas pode ser feito na mão. Quem fizer assim, sove bem, deixe crescer, modele, deixe dobrar de volume e leve para assar;
- Na hora de modelar vá polvilhando farinha para ajudar, a massa é mole.
 
* Receita postada por Nê, no grupo Máquina de fazer pão & cia, do Facebook.

2 comentários:

  1. Rê, será que dá para fazer tudo na máquina de pão?? Na minha atual falta de tempo total, só assim para fazer pão!!! :)
    Maíra

    ResponderExcluir
  2. Fiz o pão... É perfeito e muuuuito fácil

    ResponderExcluir