Gallete de frango

Essa é daquelas receitas que quando ví tive que sair correndo para comprar os ingredientes e fazer no mesmo dia. Nem planejava preparar nada demais, mas quando a galette pipocou no meu feed do facebook, não resistí.
Como somos apenas um casal aqui em casa, ela acompanhou uma cervejinha na noitada de sexta, o almoço do sábado e mais uma noitadinha sábado. 
Rende bastante e é deliciosa!




MASSA

50 ml de água morna
01 envelope (10g) de fermento biológico seco 

02 colheres de sopa de açúcar 
02 xícaras de farinha de Trigo
1/2 colher de chá de sal
01 ovo    

100 gramas de manteiga derretida
01 gema para  pincelar

Misture a água, o fermento e o açúcar e deixe descansar por 10 minutos. Depois acrescente a farinha de trigo, o sal, o ovo, a manteiga e mexa com uma colher. Despeje a massa em uma superfície enfarinhada, amasse bem, coloque em um recipiente, vede com filme ou o envolva com um plástico e deixe crescer por 45 minutos.
Retire a massa do recipiente, coloque na superfície enfarinhada, abaixe a massa com a mão e deixe descansar mais 15 minutos.

RECHEIO

1 kg de peito de frango cozido e desfiado (que faço assim)
4 dentes de alho amassados
1/2 cebola
2 cubos de caldo de frango caseiro ou 1 industrializado
5 colheres (sopa) de requeijão
1/2 lata de ervilhas
1/2 lata de milho
 Água (se necessário)
Pimenta calabresa a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto
Sal a gosto

200g de muçarela para gratinar

Refogue o alho e a cebola, acrescente o frango desfiado, o caldo de frango e misture bem. Coloque o creme de leite, as ervilhas, o milho, pimenta, cheiro verde, misture e, se necessário, acerte o sal. Se perceber que está muito duro, despeje água até chegar à consistência desejada.
O recheio não deve ser líquido, tem que ser cremoso.

MONTAGEM

Abra a massa com um rolo e deixe de um tamanho que cubra toda a forma e sobre para dobrar por cima do recheio.
Coloque o recheio, cubra com a muçarela e puxe a sobra da massa de forma que ainda fique com o centro aberto.
Pincele a massa com gema e leve ao forno médio pré aquecido até dourar.



Observações:

- O recheio é a critério de quem está fazendo, pode mudar o sabor, acrescentar ingredientes, tirar ingredientes;
- Sempre que faço algum frango refogado, separo parte do caldo, coloco em forminhas de gelo e congelo, assim sempre tenho caldo caseiro e só uso ele.




*Receita da massa postada por http://www.teretetenacozinha.com.br/


2 comentários:

  1. Ah que bom, que consegui tirar aquele direcionamento do blog, agora vim dar uma olhada melhor em seu blog e me deparo com essa receita. Que delicia, me deu água na boca só de olhar. Rê gostaria de saber se esse prato é muito dificil de preparar sozinho, uma pessoa que esta começando a cozinhar. Comecei a pouco tempo e gostaria de fazer algo meio que surpresa para minha família. Mas antes queria sua opinião.

    ResponderExcluir
  2. olá boa tarde! Que delicia! cai no teu blog porque estava buscando cama solteiro com auxliar, e vc fez um comentario no blog da Flavia Monteiro que me interessou sobre a cama box que vem com uma auxiliar embaixo que vira uma cama de casal.como poderia saber mais detalhes da mesma..obg.

    Carmen

    ResponderExcluir