Rosbife da mãe do Zeca Camargo

Desde que ví este prato no Fantástico estou ansiosa para prepará-lo. Ele foi mostrado no quadro que trata da dieta do Zeca Camargo.
Dias depois a receita e o preparo foram mostrados na Ana Maria Braga. Detalhe, nunca assisto ao Mais Você, mas justamente nesse dia eu estava de molho em casa, com uma gripe daquelas. Que sorte!
Nem sou muito fã de carne vermelha e adorei este rosbife!!! Virou um daqueles pratos para receber amigos, já que é delicioso, não dá trabalho e não toma tempo.


1 peça limpa de filé mignon (+/- 1 kg) amarrada com barbante (para manter o formato redondo)

sal, pimenta do reino moída a gosto
1 colher (sobremesa) de alho picado
100 g de manteiga
1 xícara (chá) de cebola picada
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 xícara (chá) de bacon picado
½ xícara (chá) de conhaque
½ litro de creme de leite fresco
200 ml de leite
½ xícara (chá) de uva passa preta
½ xícara (chá) de uva passa branca
100 g de queijo parmesão ralado
100 g de queijo parmesão ralado (para gratinar)
salsinha ou cebolinha picadas a gosto



1 - Tempere 1 peça limpa de filet mignon (+/- 1 kg) com sal, pimenta do reino moída a gosto e 1 colher (sobremesa) de alho picado e com um barbante amarre a peça para que mantenha o formato redondo. Reserve.


2 - Em uma assadeira, sobre a chama do fogão, derreta 100 g de manteiga com 1 colher (sobremesa) de açúcar e doure 1 xícara (chá) de cebola picada. Acrescente 1 xícara (chá) de bacon picado e doure levemente. Assim que dourar coloque 1 peça limpa de filet mignon (+/- 1 kg) amarrada com barbante (para manter o formato redondo) e deixe que doure ligeiramente por todos os lados, por +/- 10 minutos. Vá virando a peça com auxílio de um garfo.


3 - Assim que estiver ligeiramente dourado, despeje ½ xícara (chá) de conhaque e acenda um palito de fósforo e jogue na assadeira, com cuidado, para flambar a peça.


4 - Quando o fogo apagar retire a peça da assadeira e coloque-a em outra assadeira e mantenha-a no forno a 180°C enquanto faz o molho.


5 - Na assadeira onde foi dourada a peça, continue com ela no fogo médio do fogão, despeje ½ litro de creme de leite fresco com 200 ml de leite e ½ xícara (chá) de uva passa preta, ½ xícara (chá) de uva passa branca e 100 g de queijo parmesão ralado e deixe fervendo por +/- 10 minutos até que fique um molho encorpado.


6 - Retire a peça do forno, retire o barbante e corte em fatias finas (+/- 1 cm de espessura). Coloque essas fatias em um refratário e remonte a peça de filé mignon.


7 - Despeje o molho da assadeira sobre a peça fatiada e salpique 100 g de queijo parmesão ralado. Leve ao forno alto por +/- 10 minutos ou até gratinar. Retire do forno e salpique salsinha ou cebolinha picada a gosto.


 Observações:
 
- Eu não amarrei a peça do filé e mesmo assim ficou bonito;
- Muito cuidado na hora de flambar! Eu prefiro colocar fogo na ponta de um palito de churrasco para fazer o processo;
- Para gratinar usei metade da quantidade indicada de queijo ralado.

2 comentários:

  1. oi Rê tbm moro no Joá, que coincidencia!!! exponho na feira de artesanato na orla da lagoa aos sabados e vendo a ecobag sim. Agora seu blog é uma tortura cara!!! meu filho ficou babando nos doces, rsrrss, bjusssssssss, aparece, vou a dorar te conhecer

    ResponderExcluir