Grissini

Este post já vai começar com um questionamento: Por que grissini é algo tão caro???
Fui comprar um pacotinho é quase caí de costas quando ví que míseros 12 palitinhos saíam por R$ 8,00. Eu acho que não faz sentido, já que era o comum, sem especiarias nem nada de diferente!
Comprei, não gostei do sabor e corrí para a internet para procurar receitas, testei algumas e finalmente tenho a minha predileta. Melhor do que todos os grissinis que já comprei e com um rendimento muito bom.
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de açúcar
1 envelope de fermento biológico seco
2 colheres (chá) de sal
8 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de água morna





Misture todos os ingredientes da massa e bata até que fique homogênea e elástica. Unte uma superfície com azeite, divida a massa em 4 partes, envolva com azeite e deixe descansar por 20 minutos.
Abra a massa com o rolo em uma espessura de 1cm, umedeça a superfície da massa com água, salpique o tempero desejado*, corte a massa com um cortador ou faca, torça os palitinhos, disponha em uma assadeira untada com azeite e leve para assar em forno médio até que estejam dourados.

Observações:

- * O tempero é do gosto da pessoa. Já coloquei um pouco de alecrim na massa e depois salpiquei com orégano, já salpiquei parmesão ralado, ervas finas;
- Gosto de levar ao forno em assadeiras de bordas baixas, assim ficam mais crocantes;
- Se não tiver máquina de pão, nem batedeira com gancho para massa, pode sovar na mão mesmo;
- Eles ficam crocantes depois de frios.

* Receita do site www.homemnacozinha.com

3 comentários: