Molho de tomate

Quem me acompanha por aqui sabe que há algum tempo que evito usar temperos industrializados. Praticamente abolí caldos em cubos, sachês, realçadores. Só não larguei eles de vez por causa de 1 receita, a polenta, mas isso é assunto para outro post.
Enfim, quando paramos de usar esse tipo de tempero nosso paladar fica mais apurado e exigente, pois a comida passa a realmente ter sabor e cada uma o seu próprio sabor. 
Os molhos de tomate comprados, por exemplo, não andam me agradando, tem gosto de tudo menos de tomate, alguns muito ácidos, outros com gosto de caldo de galinha, fedidos. Minha insatisfação me levou a procurar o molho de tomate ideal, que precisava ter sabor e não passar horas no fogo. "Dei um google" apareceram centenas de receitas, a maioria delas com tempo prolongado de fogo, mas, entre elas, ví a receita da Rita Lobo (www.panelinha.ig.com.br), que é simples e perfeita. Junta exatamente o que eu queria, simplicidade e sabor maravilhoso.

Tomates
Cebola (proporção de 4 tomates, 1 cebola)
Folhas de louro e manjericão fresco à gosto
Sal e shoyu à gosto

Corte os tomates em quatro e cada pedaço na metade, faça o mesmo com a cebola. Coloque em uma panela semi tampada e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando. O tomate e a cebola vão começar a soltar água, que vai cozinhá-los. Assim que os pedaços estiverem macios, retire do fogo e bata o conteúdo no liquidificador.
Volte para o fogo baixo e tempere com o louro, sal,  shoyu, e deixe apurar por mais 15 ou 20 minutos.
Retire as folhas de louro, rasgue as folhas de manjericão e misture ao molho já pronto.

Observações:

- Gosto de fazer já 1,5Kg de tomates e congelar;
- Se o tomate não estiver tão vermelhinho e você quiser mais cor no molho, é só colocar um pouco de colorau;
- Cuidado com o sal, o shoyu já é salgado. Colocar pouco shoyu, mas não deixar de colocar, pois faz diferença.




Nenhum comentário:

Postar um comentário