Canjiquinha

Canjiquinha é um prato que nunca tinha me aventurado a experimentar, pois as que via nas quermesses por aí eram sempre muito gordas, com carnes que não agradam meu paladar.
Há uns 3 meses me aventurei a fazer a minha primeira canjiquinha, já repetí a dose, e, de acordo com o marido, é a melhor que ele já comeu (elogio que me deixa muito feliz).
 

6 costelinhas cozidas + caldo do cozimento (receita aqui)
1 xícara (chá) de canjiquinha (xerém)
Água
50g de bacon picado
1/2 linguiça calabresa cortada em 4 no comprimento e depois picada
2 tomates sem sementes picados
Sal a gosto
6 folhas de manjericão picadas
Salsinha e cebolinha a gosto

Enquanto estiver fazendo a costelinha, coloque em uma panela com água a canjiquinha e deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando.
Quando estiver pronta, retire a costelinha da panela e aproveite ela para fritar o bacon e a calabresa, depois acrescente a canjiquinha cozida, a costelinha e uma concha (ou mais) do molho da costelinha. Acerte o sal e deixe cozinhar mais um pouco até que a canjiquinha esteja bem molinha.  No final acrescente o tomate e o manjericão, deixe ferver mais um pouco e sirva com salsinha e cebolinha.

- Observações:

- Para cozinhar a canjiquinha coloco bastante água, uma quantidade que fique uns 4 dedos acima dos grãos;
- Pode incrementar com verduras, legumes, o que tiver na geladeira. A da foto acima tem escarola refogada e alho poró. O alho poró coloquei no momento que acrescentei o tomate;
- Essa quantidade serve 4 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário